dicas de viagem,  poupança,  viagem

Poupar dinheiro antes de viajar

Calma! Não vamos desvendar aqui uma fórmula mágica para conseguir adivinhar os números do Euromilhões. Simplesmente, partilhar algumas estratégias para conseguir juntar alguns trocos antes da tão esperada viagem.

Desde logo, tudo depende do objetivo. Por exemplo, se a ideia passa por conseguir economizar algum dinheiro para aqueles extras de caráter pessoal que há sempre durante uma viagem, o que sugerimos é, por exemplo, durante 2 ou 3 meses antes de viajar, fazer um esforço extra para poupar nas coisas que normalmente gasta mais dinheiro ou que podem não ser tão prioritárias.

Se sentir a necessidade de ter uma noção mais realista, numérica até, faça uma lista com todas as suas despesas, tendo assim uma melhor percepção para onde vai o orçamento mensal, e tente estabelecer alguns limites para estes meses mais “apertados”:

  • Comer menos vezes fora de casa: se quiser ser mais radical, determine, por exemplo, que nesse período acabaram-se as idas aos restaurantes. Ou então, para não se sentir tão sufocado, porque não reduzir de 10 almoços/jantares fora de casa para 4 (que já representa uma vez por semana)?
  • Vender as coisas que tem acumuladas lá em casa e já não usa; e quando precisar de comprar alguma coisa, equacionar a segunda mão. Ou, pelo menos, reduzir as idas às compras.
  • Se considerar necessário (e for exequível), arranjar uns trabalhinhos extra durante este período: será um sprint temporário que no final vai valer a pena!
  • Tem alternativas para se deslocar para o trabalho? Quem sabe se em vez de utilizar o carro, consegue ir a pé ou de transportes? De trotinete elétrica, até. Nem que seja durante um mês. O ambiente e a sua saúde também agradecem.

Claro que, como referimos anteriormente, tudo depende de prioridades e objetivos. Cada um faz a sua melhor gestão e sabe da sua vida! Se o objetivo for amealhar uma quantia mais avultada, para pagar toda a viagem, por exemplo, aí o esforço terá que ser maior, ou mais prolongado no tempo.

Com tudo isto, pode ser importante ir colocando aquilo que conseguiu economizar numa conta à parte, ou pelo menos contabilizado numa folha Excel, para ter exata noção do pogresso e conseguir manter-se motivado.

Para além de todas estas questões mais pessoais, também deixamos a palavra-chave no que toca a este tema: planeamento! Quanto melhor preparar a viagem, menos custos desnecessários terá. Por exemplo, se sabe que quer ir visitar um determinado museu, porque não ver no site se fica mais barato comprar os bilhetes online, com antecedência, ou se há determinados dias em que as entradas são mais baratas, ou até gratuitas?

Antes de partir, defina um orçamento para a viagem, ou para determinadas coisas (como transportes, alimentação, atrações turísticas, etc.). Caso consiga ficar abaixo dessa meta, a sensação vai ser boa, e quem sabe se esse dinheiro extra não poderá já ser guardado para a próxima aventura!

Porque a poupança não termina quando a viagem começa! Aliás, nem quando acaba! Uma estratégia muito útil pode ser, assim que voltar de viagem, ter um mealheiro disponível para, durante todo o ano, ir colocando lá aquelas moedas, aqueles trocos que às vezes temos nos bolsos, e que acabamos por os gastar. Ao final de algum tempo, a quantia poupada pode ser significativa! E assim, sem dar por ela, terá uma ajuda para a próxima aventura.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *